Ao pensar no projeto de arquitetura, é comum que apareçam diversos pontos de vista.
Algumas pessoas procuram o projeto para resolver questões práticas da construção. Para que a casa seja bem construída e que suas paredes, pisos e revestimentos sejam escolhidos e instalados sem erros.
De fato, uma das grandes vantagens do projeto tem a ver com a parte técnica da obra: O projeto permite planejar a obra corretamente, prevendo problemas e evitando desperdícios.
Já outras, buscam em um projeto uma casa bonita, bem decorada, com ambientes e elementos que harmonizam entre si. Essas preocupações certamente fazem parte do nosso trabalho.
No entanto, acreditamos que o real foco da arquitetura seja outro.

O objetivo final do projeto, ou seja, aquilo que a arquitetura nos traz de melhor, vai além da técnica ou decoração pensadas de forma isolada:
A arquitetura é feita para receber a vida humana.
E, como pessoas que somos, usamos os espaços cada um da sua maneira.
A sua casa deve estar preparada para receber as suas atividades do dia a dia, sem te restringir demais e permitir que você se adapte a mudanças.
Afinal, uma casa é feita para durar e você provavelmente não vai trocá-la tão cedo.
Além disso, a casa é a sua expressão no mundo. É um espaço só seu e da sua família, para ser ocupada do jeito que quiserem.
Por isso, a casa deve estimular a expressão da sua identidade e estar pronta para atender às suas demandas funcionais e psicológicas.

É por isso que só a técnica não basta. Um boa casa vai além de funcionar bem. E o que isso significa?
Uma boa casa nos emociona: nos lembra da infância, nos dá orgulho de quem somos, protege a quem amamos.
E somos justamente nós, arquitetos, os profissionais treinados desde o início para interpretar sonhos, desejos e dores e traduzir tudo isso em forma, espaço e matéria.
De ser-humano para ser-humano, nos dispomos a ouvir, mas também criar, detalhar e construir de forma planejada e bem executada. Para que o investimento na obra seja, de fato, vantajoso para você.
Comments